Exemplos de Universidades Corporativas de Sucesso
Não existe uma única fórmula para implantação e manutenção de uma Universidade Corporativa (UC). Cada empresa irá estrutura-la de uma forma singular, afinal, cada organização tem necessidades diferentes e suas abordagens de educação corporativa devem ser de acordo com elas. Apesar disso, há alguns exemplos de Universidades Corporativas (aqui no Brasil e no exterior), que valem a pena conhecer para se inspirar.
Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns exemplos de universidades corporativas de sucesso para você se inspirar. Acompanhe:
Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
Universidade Petrobras
A estatal brasileira Petrobras tinha a difícil missão de encontrar colaboradores capacitados para trabalharem em um mercado muito específico: o de exploração e produção de petróleo e gás natural. Para contornar essa situação a empresa fundou a Universidade Petrobras: uma instituição de ensino especializada em formar os colaboradores que a organização precisa.
Essa UC conta com uma ampla estrutura com salas de aula, laboratórios e auditórios. Além disso, a empresa também oferece bolsas de incentivo à pesquisa. Atualmente a empresa conta com mais de 60 mil empregados e a maioria deles passou pela UC antes de executar sua função na empresa.
Académie Accor
A Académie Accor é sinônimo de pioneirismo em Universidade Corporativa. A rede hoteleira foi a primeira a abrir uma UC nesse ramo na Europa e tem formado colaboradores desde 1985.
O principal objetivo da Académie Accor é proporcionar aprendizado durante todo o tempo em que o colaborador estiver na empresa, prática que eles chamam de lifelong learning (aprendizado vitalício), reforçando a ideia de que na era da informação o aprendizado é um processo contínuo. Com mais de 200 mil funcionários e atuação em 92 países, a rede Accor conta com 18 unidades da sua UC espalhadas pelo mundo.
Universidade Banco do Brasil
Outro exemplo de UC de sucesso é a UniBB, a Universidade Corporativa do Banco do Brasil. Ela estrutura suas propostas de ensino nos meios online e presenciais, com foco na utilização de tecnologias para auxiliar nos processos de capacitação.
A UniBB é gerida com muita experiência, pois o Banco do Brasil adota práticas de educação corporativa desde 1965. Além disso, a UC tem parcerias com diversas outras instituições de ensino e conta com mais de 20 polos espalhados pelo país. No seu último relatório divulgado em 2017, a UniBB apresentava mais de 600 soluções de capacitação em 150 trilhas de aprendizagem.
Academia Santander
A Academia Santander, lançada em 31 de Outubro de 2016, tem o objetivo de treinar as pessoas através da promoção da autonomia, para que sejam cada vez mais protagonistas da sua própria carreira. A UC acredita muito no coworking, e é através desses espaços de trabalhos compartilhados que a a Universidade funciona.
A Academia Santander funciona em cinco capitais do Brasil, conta com 15 ambientes de coworking e 33 salas de aula.
Universidade Ambev
Criada em 1995, a Universidade Ambev é a instituição responsável por treinar e capacitar os colaboradores da Ambev para a cultura da empresa.
A UC é estruturada em três eixos: liderança e cultura, funcional e método, e cada um desses eixos conta com uma sequência própria de aprendizado.
Universidade do Hambúrguer
A gigante do fast food McDonald’s orgulha-se de possui uma das primeiras Universidades Corporativas do mundo (e a primeiro do setor de restaurantes). A Universidade do Hambúrguer oferece cursos voltados para liderança, negócios, inovação, e muito mais.
O principal objetivo da instituição é desenvolver os talentos do McDonald’s de acordo com os valores da organização. Atualmente a universidade possui sete unidades espalhadas pelo mundo, e uma delas está localizada em São Paulo.
E aí, gostou dos exemplos? Se você quiser começar sua própria universidade corporativa, estamos à disposição para ajudar.
Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Atua há mais de 8 anos nas áreas de Finanças, Marketing, RH e em projetos envolvendo Estratégia, Projetos e Processos. Possui o título de CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP.