E-learning nas empresas: o que é e quais os benefícios
Programas de treinamento e desenvolvimento são uma ótima forma de aumentar o desempenho de uma empresa, além de contribuir para a motivação dos colaboradores. É nesse cenário que surge o e-learning corporativo, um novo modelo de treinamento que vem crescendo junto com os avanços tecnológicos da atualidade.
Mas por quê? O que é e-learning, afinal? Como ele se aplica às empresas? Quais os benefícios de aplicar? Essas e mais perguntas serão respondidas ao longo desse texto, então não perca!
O que é E-learning?
E-learning (sigla para electronic learning, ou aprendizagem eletrônica) é um modelo de ensino que acontece através do meio digital, apoiado principalmente pelo uso da Internet.
Muitas empresas vêm optando pelo e-learning justamente porque ele facilita a aprendizagem no meio corporativo, uma vez que dispensa o encontro presencial entre instrutores e alunos.
Ou seja, descomplica o acesso ao conhecimento, é uma solução mais prática do que os treinamentos corporativos e ainda traz autonomia para os colaboradores.
Por essas vantagens, 69% das horas destinadas a treinamentos nas empresas são feitas no formato EAD ou online, segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2021/2022. Isso mostra a relevância que o e-learning já possui na educação corporativa
Qual a importância do e-learning para as empresas?
O e-learning tem uma posição de destaque nas empresas por tornar o treinamento e desenvolvimento corporativo mais prático tanto para os colaboradores quanto para os gestores e o Rh, que criam as capacitações.
Pensando em treinamentos presenciais, a empresa gastaria com a contratação de um espaço, instrutores, material didático, transporte, fora toda a dor de cabeça de achar um dia e horário adequados para todos.
Com o e-learning, você só precisa focar a atenção em criar o conteúdo do treinamento e escolher uma boa plataforma EAD para hospedar as capacitações.
E pronto, a empresa pode ofertar capacitações de alta qualidade, tendo muito menos trabalho, e o colaborador pode realizar o treinamento no momento mais conveniente.
Como o e-learning gera vantagem para as empresas?
Diante dessa praticidade podemos citar as vantagens que esse modelo de aprendizagem traz:
- Economia de tempo e dinheiro, pois os treinamentos podem ser planejados de forma simples e evitando os gastos já mencionados com capacitação presencial;
- Autonomia do colaborador, pois ele pode realizar o treinamento no seu ritmo, no horário mais conveniente e de acordo com suas necessidades;
- Maior variedade de recursos, pois as plataformas de ensino online oferecem opções de vídeos, conteúdos em texto, áudio e recursos de gamificação;
- Treinamentos que não atrapalham o horário de trabalho, já que podem ser feitos de qualquer plataforma com acesso a internet, oferecendo dinamismo ao aluno;
- Indicadores de treinamento, pois as plataformas de e-learning indicam o progresso e o aproveitamento dos colaboradores, além de avaliações para medir o conhecimento adquirido;
- Conhecimento compartilhado e organizado, porque os treinamentos ficam armazenados e disponíveis para consultas posteriores, facilitando a transmissão de aprendizado entre as pessoas.
Recursos que o e-learning oferece:
O aprendizado online oferece uma série de recursos que trazem dinamismo ao conteúdo e geram maior engajamento dos colaboradores. São eles:
- Videoaulas;
- Fóruns de discussão;
- Recursos de gamificação;
- Lives;
- Conteúdos escritos: PDFs, ebooks;
- Certificações dos treinamentos;
- Trilhas de aprendizado;
- Avaliações de aprendizado.
E-learning na prática: como ele é útil?
O e-learning corporativo serve a variados propósitos na organização. Seja com o objetivo de desenvolver líderes ou oferecer treinamentos mais curtos, o e-learning se mostra útil para os seguintes aspectos:
Capacitar talentos
O e-learning é muito usado para capacitar colaboradores que apresentam gaps de competência, para que seu desempeno aumente e, junto com ele, o da empresa.
Nesse tipo de caso, o colaborador passa por uma trilha de aprendizagem focada nas competências que lhe faltam para exercer suas funções plenamente. Exemplo: um vendedor que tem dificuldade em se relacionar com seus clientes entregará resultados que não atingem a expectativa. Para reverter a situação, o lhe propõe uma trilha que prioriza a relação com o cliente.
Assim, o gap de competência é resolvido e o vendedor consegue trabalhar da melhor maneira possível.
Integrar colaboradores
Novos colaboradores precisam ser integrados ao modo de funcionamento da empresa, além de sua visão, missão e valores.
Apenas garantir que ele possua as competências exigidas não é bastante. É necessário que ele aprenda como cada processo da empresa funciona. Isso também pode ser feito pelo e-learning corporativo, especialmente se sua empresa cria seus próprios cursos.
Trilhas que focam em apresentar o novo colaborador às suas funções, vídeos institucionais, tudo isso ajuda a alinhar o modo de trabalhar dele com o da empresa e assim começar a render bons resultados mais rápido.
Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Atua há mais de 8 anos nas áreas de Finanças, Marketing, RH e em projetos envolvendo Estratégia, Projetos e Processos. Possui o título de CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP.