Sistema EAD: funcionalidades, vantagens e desvantagens e aplicações
O ensino EAD vem se provando cada vez mais eficiente e por isso o número de empresas e pessoas que optam por adotar um sistema EAD para ensino e aprendizagem só aumenta.
Mas não pense que o ensino a distância é algo novo. Desde o século 18, por meio de cartas, alunos e professores já trocavam conhecimento sem se encontrarem. Esse método só está mais popular agora graças aos avanços tecnológicos que revolucionaram a comunicação. E, com essas tecnologias, é possível ensinar pessoas de qualquer parte do mundo simultaneamente.
Pensando na importância e nos benefícios desse tipo de serviço, vamos te ajudar a entender o conceito de sistema EAD, explicar em quais situações ele é mais necessário e quais são os benefícios da sua aplicação. Vamos começar?
O que é um sistema EAD?
Um sistema EAD é um software de ensino aprendizagem online, que possibilita que instrutores e alunos se encontrem sem a necessidade aulas presenciais.
Esse tipo de sistema é adotado por escolas, cursos online independentes e empresas, já que a maioria das ferramentas EAD oferece uma ferramenta de criação e personalização de cursos e capacitações, possibilitando que qualquer pessoa tenha um sistema com as suas preferências.
Agora você sabe o que é um sistema EAD. Mas você sabe onde é possível aplicar? Continue lendo que vamos te explicar!
Onde aplicar um sistema EAD?
Um sistema EAD pode ser usado de vários modos, já que apresenta ferramentas versáteis e fáceis de usar, possibilitando que qualquer um crie e aplique seus próprios conteúdos.
Muitas escolas de ensino básico e médio, além de faculdades, estão optando por passar certos conteúdos em plataformas EAD, já que cada vez mais instituições de ensino possuem integração com a tecnologia. Empresas especializadas na criação de cursos online também se beneficiam muito com sistemas EAD, já que podem disponibilizar vários cursos, assim como professores independentes que querem disponibilizar um curso na internet.
Junto com esses casos, as empresas usam sistemas EAD para capacitar seus colaboradores, com o objetivo de melhorar o desempenho das equipes e evoluir os profissionais no mercado de trabalho, em plataformas configuradas para servirem como uma “universidade corporativa”. Nesse post, vamos focar nessas empresas e, para isso, listamos abaixo algumas das funcionalidades mais importantes para a capacitação de colaboradores. Confira!
Vantagens de ter um sistema EAD
Autonomia do colaborador
Sistemas EAD são completamente online, o que permite que o colaborador escolha quando realizar um treinamento e onde, de acordo com sua disponibilidade e disposição. Além disso, ele pode acessar todos os cursos da plataforma, quantas vezes forem necessárias. Isso cria um senso autocrítico, onde o colaborador passa a julgar o que lhe falta e se desenvolver por conta própria, fora da trilha de aprendizagem passada.
Economia
De todos os métodos de treinamento, o sistema EAD é um dos mais baratos, já que envolve basicamente apenas o custo da plataforma e ocasionalmente alguns benefícios. Cursos presenciais, no entanto, englobam gastos que vão desde a locação de um lugar para a aplicação das aulas, até materiais como computadores, projetores, além de materiais impressos.
Variedade de cursos
Além da disponibilidade para criação e upload de cursos, muitas plataformas oferecem uma biblioteca de cursos própria, integrada no plano escolhido. Assim, há uma gama de cursos que o colaborador pode escolher, não apenas as que foram designadas pelo treinamento, como também conteúdos que podem ser aplicados dentro e fora da empresa.
Desvantagens de ter um sistema EAD
Engajamento
Ainda que muito eficazes, sistemas EAD trazem consigo o risco de causar desinteresse nos colaboradores. Já que os cursos ficam disponíveis online para que o aluno tire um tempo e o realiza, pode acontecer deles adiarem sua execução, ou esquecerem. Por isso, é importante a cobrança e o monitoramento de perto ao aplicar treinamentos a distância.
Falta de encontros presenciais
Como mencionamos antes, alguns conteúdos exigem a ajuda e monitoria de um orientador, ainda mais os conteúdos que incluem aplicação prática. Por isso, os colaboradores podem continuar sentindo a necessidade de encontros presencias. Em casos assim, implantar um blended learning pode resolver o problema.
Quando aplicar um sistema EAD?
Quando há pouca disponibilidade financeira
Todo treinamento tem um custo, porém capacitar seus colaboradores é algo que não pode ser deixado para depois, já que suas consequências afetam o desempenho geral da organização. Desse modo, um sistema EAD pode servir inclusive como uma solução temporária até que a empresa recupere capital e seja capaz de investir em treinamentos mais complexos e elaborados, como workshops e seminários.
Quando há muitos colaboradores para capacitar
Quanto mais colaboradores por treinamento, mais complicado é alinhar os horários de aplicação e as competências desenvolvidas nas trilhas de aprendizagem, já que cada colaborador tem seus pontos de melhoria e horário de trabalho. Um sistema EAD, por outro lado, é personalizável por aluno, então o processo de matrícula, aprendizagem e acompanhamento de resultados se torna mais simples e exato.
Quando há necessidade de resultados imediatos
Diante de casos onde muitos colaboradores precisam de treinamento e os gaps de competência estão afetando seriamente o desempenho da empresa, não há tempo para planejar e implantar cursos presenciais, que exigem um período maior de criação. Nesses casos, compensa mais implantar uma plataforma EAD que, além de ser adaptável sem muito esforço, agiliza o processo de aprendizado e oferece indicadores que mostram a mudança de desempenho geral e de cada colaborador.
Quais são as principais funcionalidades de um sistema EAD?
Gamificação
Cada vez mais empresas estão incluindo técnicas de gamificação em seus sistemas EAD. Esse tipo de técnica deixa o processo de aprendizagem mais descontraído, como um jogo, e divertido, o que atrai mais colaboradores a participarem e exercita a competição saudável entre funcionários e a vontade de melhorar.
Pequenos adendos já tornam uma plataforma EAD bem mais interessante, como placares, premiações, desafios, entre outros adendos deixam o curso mais atraente de forma geral. Quer entender como aplicar a gamificação no processo de treinamento da sua empresa? Então confira nosso post sobre o assunto!
Fóruns de discussões
Um fórum de discussão é o principal canal de comunicação entre colaboradores durante um curso a distância, e por isso é muito importante, para prezar pela integração dos funcionários. Em muitas plataformas é obrigatório que o colaborador participe de um fórum para completar o curso, para certificar que entendeu o conteúdo e também para ajudar os colegas com qualquer dúvida.
Indicadores de desempenho
Indicadores que acompanham em tempo real o desempenho das equipes e a efetividade dos treinamentos já são praticamente obrigatórios em um sistema EAD. Eles indicam o percentual de colaboradores que terminaram determinada trilha de aprendizagem, em quanto tempo, entre outros indicadores úteis.
Por monitorarem o desempenho em tempo real, é possível agir rapidamente se algo não está dando certo, como um colaborador com dificuldades de entender certo conteúdo, ou uma trilha de aprendizagem que não está dando os resultados esperados!
Avaliações de compreensão
Ao finalizar um conteúdo, os colaboradores devem fazer um teste de conhecimento, para certificar que realmente entenderam o assunto passado e, baseado nas notas, possibilitar a medição do nível de aprendizado e da eficiência do treinamento.
Esses testes ajudam a gestão da empresa a acompanhar o progresso dos colaboradores nos cursos e a extrair relatórios de desempenho.
Trilhas de aprendizagem
Muitos sistemas EAD já possuem trilhas de aprendizagem prontas, com foco em determinadas competências. Os que não têm, por outro lado, permitem a completa personalização e criação dessas trilhas, que podem ser criadas para um colaborador específico ou para uma grande quantidade de alunos que precisam desenvolver o mesmo tipo de competência.
As trilhas de aprendizagem são os caminhos que o colaborador seguirá para se desenvolver. Mas, além delas, é recomendável incentivar seus colaboradores a participarem de cursos à parte, que eles julguem necessários.
Como escolher o melhor sistema EAD para a sua empresa?
Agora você sabe o que é um sistema EAD, como ele funciona e por que implantá-lo. Porém, é igualmente importante saber escolher qual marca oferece o produto que mais se adequa às necessidades da sua empresa. Para isso, é importante ficar atento a conceitos como:
Custo-benefício
Já está claro que sistemas EAD são bastante econômicos em relação a cursos presenciais, mas é importante considerar os preços das diversas plataformas oferecidas por outras empresas. Geralmente elas oferecem planos de funcionalidades, que aumentam o preço ao passo que adicionam ferramentas úteis.
Mas, ao escolher um sistema EAD, quantidade nem sempre é qualidade. É mais importante que a plataforma ofereça todas as funcionalidades que sua empresa precisa, ao invés de adquirir aquela com várias ferramentas que não serão usadas e que custaram mais. Por isso, foque nas funcionalidades essenciais e nas diferenças de preço entre planos.
Número de alunos
Certos planos têm um número limite de colaboradores, o que, para empresas de grande porte, pode ser um empecilho. Por isso, é importante considerar a capacidade de lidar com muitos alunos e, junto com isso, disponibilidade de espaço de armazenagem na plataforma para dados de cadastro, cursos e trilhas de aprendizagem. Dependendo da plataforma, o espaço de armazenamento também progride com o preço do plano.
Teste agora, de graça, a plataforma LMS da Twygo
Como você pode ver, um sistema EAD integra várias ferramentas importantes na gestão do aprendizado e melhora o desempenho de toda a empresa. Para entender melhor como esse tipo de sistema funciona, que tal fazer um teste grátis da plataforma da Twygo e descobrir quais funcionalidades mais ajudariam sua empresa?
Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Atua há mais de 8 anos nas áreas de Finanças, Marketing, RH e em projetos envolvendo Estratégia, Projetos e Processos. Possui o título de CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP.